O que é o Yoga?
"Yoga é a cessação dos movimentos da consciência." - Patanjali, in Yoga Sutras. No sentido mais amplo, Yoga é um dos seis sistemas filosóficos da Índia. O Yoga está ligado ao desenvolvimento pessoal, através do equilíbrio de corpo, mente e espírito. Foi exposto por Patanjali, grande sábio Indiano, há mais de 2000 anos, no texto clássico conhecido por “Yoga Sutras”.

IYENGAR® Yoga
O nome vem de Bellur Krishnamachar Sundararaja (B.K.S.) Iyengar (14/12/1918 - 20/08/2014), um dos yoguis mais influentes de todos os tempos. Yogacharya B.K.S. Iyengar começou a prática de Yoga com T. Krishnamacharya, seu cunhado e mestre. Foi apresentado ao Ocidente pelo famoso violinista Yehudi Menuhin. Viveu grande parte da sua vida em Puna (Índia), onde fundou o RIMYI - Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute. É autor de muitos dos melhores livros sobre Yoga, como “Light on Yoga”, “Light on Pranayama”, “The Art of Yoga”, “Light on the Yoga Sutras of Patañjali”, “The Tree of Yoga", "Light on Astanga Yoga", "Light on life”, “Core of the Yoga Sutras”.
“Light on Yoga” foi publicado pela primeira vez em 1966 e desde essa data tem vindo a ser sucessivamente reeditado em diversas línguas. Foi a primeira obra publicada sobre yoga com a explicação das posturas, técnicas de execução e efeitos de cada uma.
Yogacharya B.K.S. IYENGAR foi nomeado pela TIME MAGAZINE (Abril 2004) como uma das 100 personalidades mais influentes de 2004, dentro da categoria "Heróis e Ícones". Foi considerado por muitos como o expoente máximo do yoga, tendo dedicado toda a sua vida ao estudo, prática, ensino e divulgação do yoga. O chamado IYENGAR YOGA®, designação que desde 2004 passou a integrar o novo Oxford Dictionary of English, baseia-se nos Yoga Sutras de PATANJALI, e tem como características:


1. Técnica
• Detalhe e precisão na execução das posturas.
• Ênfase dado às posturas de pé (tonificantes, desenvolvem a força e o alinhamento correcto, eliminam as tensões e melhoram a circulação).
• Posturas invertidas com suportes e posturas para trás, com efeito calmante para os nervos
• Utilização de suportes: cordas, blocos de madeira, cintos, bancos, cadeiras, mantas - que facilitam a aprendizagem.

2. Sequência das posturas segundo os benefícios gerais ou terapêuticos pretendidos.
No IYENGAR Yoga® as posturas e o pranayama respeitam uma ordem específica consoante diversos factores, tais como o nível de prática da pessoa, condições específicas (terapêuticas, gravidez, etc.) e/ou finalidade da sessão em questão (prática normal, recuperativa, etc.). Essa ordem tem em atenção os aspectos energético, psicológico e mental, de forma a que a prática do Yoga numa determinada sessão ou conjunto de sessões produza um impacto e um efeito optimais. 

3. Tempo de permanência nas posturas.
O IYENGAR Yoga® ajuda cada pessoa a evoluir segundo as suas capacidades.
É uma abordagem metódica e progressiva, que dá ênfase à correcção dos detalhes e à segurança absoluta. É uma prática que exige muita atenção, reflexão e introspecção e que contribui para afastar o stress, acalmar os nervos, desenvolver a força de vontade e a concentração. Aumenta a flexibilidade, a força, a saúde e a vitalidade.
A prática continuada do yoga influencia-nos a nível orgânico (fisiológico), mental e espiritual, e também ao nível físico. O IYENGAR Yoga® cultiva as oito disciplinas do yoga (yama, niyama, asana, pranayama, prathyara, dharana, dhyana e samadhi) e é muito mais que ginástica e respiração profunda. Com prática e compreensão, percebemos que Asana (postura) é diferente de alongamento ou ginástica, tal como Pranayama (controle da respiração) é diferente de respiração profunda e Meditação é diferente do transe auto-induzido.


Certificação
A pirâmide é a marca registada de B.K.S. IYENGAR, que prova a autenticidade e o compromisso do professor que a usa ao IYENGAR® Yoga. A Certificação de Professores de IYENGAR® Yoga é uma forma de garantir que as pessoas que ensinam em nome de B.K.S. IYENGAR estão qualificadas para o fazer, sendo pessoas formadas e experientes neste método, mantendo o rigor, a integridade e a vitalidade da comunidade de IYENGAR® Yoga. A certificação mantém, promove e protege os ensinamentos de B.K.S. IYENGAR, submetendo os futuros ou já professores, a um rigoroso programa standardizado de treino, prática e envolvimento no método Iyengar, segundo as regras ditadas pelo RIMYI, Puna, Índia. Os professores de IYENGAR® Yoga são mundialmente respeitados, pela exigente formação a que são submetidos. Esta consta de um estudo e prática intensos de asanas e pranayama, bem como estudos de literatura, filosofia, anatomia, fisiologia e técnicas de ensino. Além disso, para serem admitidos a uma formação de professores, os candidatos precisam de ter tido já vários anos de prática de IYENGAR® Yoga. Na sua Formação, aprendem a ensinar pessoas de todas as idades e capacidades, de forma segura e acessível. Os professores são periódicamente examinados e reexaminados, e os exames são longos e difíceis. É lhes exigido que mantenham um programa de estudo e que desenvolvam cada vez mais os seus conhecimentos e capacidades. A formação não pára. Não se pode obter um certificado de formação de IYENGAR® Yoga e usá-lo para o resto da sua carreira de ensino. O professor certificado tem de, regularmente, ser avaliado na sua prática, de forma a poder manter o certificado de ensino.