Prática em Pune - RIMYI - 4

Na sexta feira, 5, assisti a uma óptima aula cujo ponto fundamental era a fixação dos fémures na articulação.

Com, creio eu, poucos erros ou erros menores, a aula foi dentro disto:

. Adho Mukha Svastikasana em torção
. Adho Mukha Virasana em torção
. Adho Mukha Svanasana
. Uttanasana
. Tadasana
. Trikonasana – Tadasana - Trikonasana
. Tadasana
. Parsvakonasana
. Trikonasana e Parsvakonasana 3x lado direito
. Upavista Konasana (a fixação dos fémures nas articulações nesta postura, é igualà perna da frente de Trikonasana e Parsvakonasana)
. Trikonasana e Parsvakonasana 3x lado direito
. Tadasana dedos cruzados nas costas
. Tadasana e Urdhva Hastasana
. Utkatasana (fémures dentro)
. Trikonasana e Parsvakonasana 3x lado esquerdo
. Tadasana
. Ardha Chandrasana (mesma acção de Upavista Konasana) lado direito
. Upavista Konasana – experimentem como quando joelho roda para trás, o fémur sai
. Badha Konasana – observar o movimento do tornozelo externo em direcção ao tornozelo interno; em A.C. a acção tem de ser a mesma para fémur se fixar na articulação
. Ardha Chandrasana
. Trikonasana – Parsvakonasana – Ardha Chandra
. Sirsasana e Eka Pada Sirsa com as mesmas acções dos fémures
. Parsvottanasana – Parivrtta Trikonasana
. Adho Mukha Svanasana
. Uttanasana
. Dandasana – Pascimottanasana - Pascimottanasana com os “sitting bonnes” na plataforma
. Sarvangasana e Halasana
. Savasana

Boa prática e sejam cuidadosos. Pratiquem com um professor certificado e se assim não puder ser, não se arrisquem demasiado. Para além de mexermos com músculos, ossos e articulações, mexemos também com sistema nervoso e centros energéticos. E uma prática bem orientada é uma dádiva dos céus; uma prática a “ler o livro” ou a seguir o “feeling” (um pouco daqui, um pouco dali), pode danificar física e emocionalmente.

Novo ano, nova imagem, novo site e muito Yoga!

Chegam ao fim as férias! 

Terça-feira, 1 de Setembro, iniciamos o novo ano, 2015/2016, e com ele, nova imagem, novo site, novo logo. Apostamos na claridade, suavidade, leveza e simplicidade, sempre com um toque de India, a mãe do Yoga.

Tivemos sessões de fotografia no Centro, a Joana e eu. Não conseguimos reunir o Danny pelos seus milhões de compromissos com a música! As sessões foram divertidas e cansativas ao mesmo tempo. Valeu-nos a prática e a calma da Joana e o "olho clínico" da Filipa Cardoso enquanto professora certificada, do Nuno Cardoso como praticante dedicado - dos dois como equipe artística do Cacao Creative Studio e da já conhecida Diospiro - e do fotógrafo Luís Moreira. E as indicações eram "perna direita mais para cima, atenção ao pé de trás, vamos centrar com as cordas," etc, etc. Gostei muito do trabalho final, mas para mim foi uma verdadeira aventura saltar de postura em postura.

joana-trikonasana

Trikonasana é uma das posturas básicas, o que não significa que seja fácil. Tonifica as pernas, cria flexibilidade nas ancas e ajuda muito nas dores de costas.

leonor-sirsanana

Salamba Sirsasana, a postura sobre a cabeça, não é para iniciantes e é considerada 'o Rei das posturas', pelos seus inúmeros efeitos benéficos a todos os níveis do ser humano.

joana-sarvangasana

Salamba Sarvangasana, a Mãe de todas as posturas, é praticada sobre mantas e com cinto nos cotovelos. O trabalho na postura é de permanente elevação e para isso é essencial que as ancas subam e estejam compactas.

_MG_6109.jpg
leonor-setubandha

Setubandha Sarvangasana, a ponte, feita com o tijolo é bem mais acessível do que descendo de Sarvangasana, e conseguimos ficar mais tempo na postura. É uma postura muito boa para a flexibilidade da coluna e tem um profundo efeito calmante no sistema nervoso.

Como sugestão para a prática pessoal dos próximos dias, deixo esta sequência que inclui as quatro posturas abordadas neste primeiro post do nosso novo blogue! Boa prática e um bom começo de ano. 

Uttanasana
Adho Mukha Svanasana
Utthita Trikonasana
Utthita Parsvakonasana
Virabhadrasana I
Virabhadrasana II
Parsvottanasana
Prasarita Padottanasana
Supta Virasana
Salamba Sirsasana
Salamba Sarvangasana
Maricyasana III (simplificada)
Setubandha Sarvangasana
Savasana